quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Marca páginas

Às vezes, você pega nas mãos um livro incrível e, como você tem tempo, começa e termina a leitura no mesmo dia. Você entra na estória, se envolve, vive aquela vida paralela, está 100% ali pelo tempo que precisar só para saber qual vai ser o final (torcendo, sempre, para ser feliz). Geralmente, você não dá tanta sorte, pois tempo é um artigo em falta no mercado. Então, você quebra algumas regras, dorme mais tarde, lê em lugares não convencionais, se contenta com pedaços de fantasia aqui e ali, mas não abre mão do seu romance ou drama ou suspense ou tudo junto.

Nessas horas, é necessário ter um marca páginas. É ele que vai te lembrar onde a estória parou e onde ela deveria continuar. Digo deveria porque, se você for como eu, não deixa a estória recomeçar de onde parou: se você gosta mesmo do livro, você volta um pouquinho e relê os últimos parágrafos, só pelo prazer de sentir o frio na barriga, de novo, e voltar pra dentro do contexto. Mas, de qualquer maneira, você precisa de um marca páginas para te direcionar, para te informar "até aqui você já foi, só volte e releia se for interessante". Porque qualquer livro tem partes que passam devagar... que parecem estar lá por capricho... onde você discorda do escritor. Mas, fazer o que? O livro não é seu e a sua parte é só ler o que te apresentaram, atentamente, pois pode ser que tudo acabe se mostrando importante, no final.

Assim como nos livros, a vida, por vezes, também precisa de um marca páginas, para você saber que aquele assunto está encerrado, já foi lido, passou. Livros não podem ser "deslidos", bem como a vida não pode ser "desvivida", nas partes que não interessam. Mas, os capítulos bons sempre podem ser vividos, novamente, mesmo que seu marcador esteja lá na frente. É só voltar na leitura ou relembrar do texto. E agradecer ao escritor por ter feito aqueles parágrafos tão interessantes!

Para marcar as páginas das estórias que eu leio, eu me aproveito de qualquer coisa que esteja à mão: um clips, um papelzinho, uma foto, um envelope de chá, um post-it, um marcador oficial de alguma livraria ou um mexedor de café. Só não dobro as pontinhas das páginas porque eu já uso esse recurso para marcar as frases, os diálogos, os parágrafos que eu mais gostei. Nem sempre temos uma caneta ou lápis ao alcance para sublinhar o que se gostou, o que te definiu, o que te fez repensar seus conceitos. Mas, sempre se pode dobrar um canto da página: ninguém além de você vai saber exatamente o que mais te impactou e, se você tiver que passar o livro adiante, suas percepções e marcas não vão influenciar outros olhares. Só os mais atentos que vão perceber que teve algo de especial ali, que pode ser que eles também encontrem se lerem bem atentamente...

Na falta de algo melhor, o último marca páginas que eu usei (na verdade, estou usando) é um band-aid. Nada mais apropriado. Livros me curam. Nem que seja de mim mesma.

2 comentários:

  1. E tem coisa melhor pra relaxar e esquecer da vida?
    Eu sou totalmente, completamente, apaixonadamente viciada em livros.
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    procurandoamigosvirtuais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Ma ra vi lho so
    Perfeito Mirys, adorei esse post.
    Os livros me fascinam, me encantam e dão um sabor diferente, assim como as pessoas e seus depoimentos verdadeiros, alguns livros mudaram alguma coisa em meu conceito de vida e de viver.
    Bjs
    Debby :)

    ResponderExcluir

Comentar é o seu jeito de fazer a minha bagunça mais feliz! Obrigada!

Pin It button on image hover